Guia de organização de festa de aniversário na escola: um roteiro para fazer bonito

Guia Festa de Aniversario na Escola

As festinhas de aniversário nas escolas são cada vez mais frequentes e não é à toa. Muitos pais optam por essa ideia, unindo o útil ao agradável, já que os custos são menores e os preparativos menos trabalhosos. Além disso, o filho ainda pode curtir um ambiente mais intimista, estreitando os laços sociais entre os amiguinhos e professores, pessoas do seu convívio diário. O aniversariante se sente muito especial, o que só ajuda a enriquecer a sua autoestima e segurança.

A festa na escola não precisa de mobiliário, painéis cinematográficos, nem de bolo mirabolante. Seguindo essa linha, estamos estreando hoje uma série que vai facilitar sua vida na organização da festinha de aniversário do seu filho na escola.

Para começarmos a planejar a festa, a primeira coisa a ser feita é obter informações cruciais sobre a escola com pelo menos um mês de antecedência.

1 mês antes: Procure a direção da escola e informe-se sobre:

  • Como funciona o processo de agendamento da festinha?
  • Qual o tempo de festa que a escola disponibiliza? Geralmente as escolas reservam o horário do recreio (algo em torno de 20 minutos) ou alguns minutos antes de encerrar o último tempo de aula.
  • Qual o espaço e mobiliário que estarão a sua disposição? A festinha será dentro da sala de aula ou no pátio?
  • Quantas crianças estão na turma de seu filho? Crianças de outras turmas irão participar? Consiga uma lista com os nomes de todos os amiguinhos. Essa informação é importante pra calcular a quantidade de comes e bebes. Não se esqueça de incluir também no cálculo as professoras e funcionários da escola. Com essa informação você saberá aproximadamente o quanto irá gastar com a festa.
  • A escola tem regras em relação a algum alimento a ser servido? Algumas escolas não permitem refrigerantes ou salgadinhos fritos, por exemplo.
  • Existe algum aluno da turma que tenha alergia ou restrição alimentar? Verifique com a professora e se for o caso, leve em consideração e inclua no planejamento um lanchinho especialmente para o coleguinha.
  • A escola permite a entrada de familiares e parentes na festinha? Algumas escolas preferem que o evento seja fechado apenas aos alunos por questão de segurança.
  • A escola permite a entrada de recreadores para a animação da festa? E fotógrafo para registrar os melhores momentos?

Cada escola possui regras próprias para a realização de festas de aniversário. É importante estar ciente de que tudo deve ser dialogado previamente para evitar problemas.

Pra não ser pega de surpresa no dia da festa, a Taratatá disponibiliza pra você uma listinha com as perguntas mais importantes que deve ser feitas antecipadamente à escola. É só imprimir e leva-la com você para que nenhuma pergunta seja esquecida. Clique aqui e baixe o arquivo em pdf.

Clique aqui para baixar o arquivo PDF

Ah, não se esqueça de já deixar a data escolhida agendada.

No próximo post, falaremos sobre o que deve ser feito três semanas antes da festinha. Fiquem ligadas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>